quinta-feira, 7 de junho de 2012

DIREITO E DEVER DE SE MANIFESTAR

Não é a primeira vez que toco nesse assunto, pois realmente eu acho muito importante as pessoas se manifestarem, mesmo que com erros de grafia ou gramática, apesar de ter certeza que eu mesmo devo procurar não errar para não influenciar e induzir os leitores ao erro, ainda mais quando o leitor é estudante e está aprendendo e tendo que mostrar se aprendeu ou não as inúmeras e complicadas regras da nossa língua.
Não foi por erro de ninguém que me lembrei de falar sobre isso hoje, foi por causa de uma imagem que apareceu no Facebook, na página do meu amigo Passaty, sobre o grande poeta Patativa do Assaré:
Os que exploram os meios de comunicação têm que refletir muito sobre isso, apesar que tem gente, sabemos, que escreve até errado a coisa errada...

27 comentários:

  1. AMAURIH TO MUITO CHATEADO E DESEMPONTADO COM VC LOGO EU QUE SEMPRE PRESTIGIEI SEU BLOG E ME TRTANDO ASSIM ME EXCLUIDO EM TODOS OS MEUS COMENTARIOS,OK COMO VC JA DISSE O BLOG É SEU E VC FAZ O QUE QUIZER COM ELE MAS VC ESTA IMPEDINDO MEU DIREITO DE ME EXPLESSAR DA MANEIRA QUE EU QUERO DESRRESPEITANDO O DIREITO DEMOCRATICO DE TODO CIDADÃO DE ESPOR SUAS OPINIOES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RARARA!!!!
      Eu sei que tem algumas pessoas na cidade que só sabem falar mal e criticar os outros, não fazem mais nada a não ser isso, quando são chamadas a fazer alguma coisa de bom, a incompetência os impede, e continuam a tentar colocar a culpa nos outros, se você quer se expressar, é um direito que lhe assiste, mas se seus argumentos são mentirosos e distorcidos, não é aqui que você vai divulgar seus ressentimentos, sinto muito, procure outro meio, tem muitos na cidade. Tudo o que vier como comentário neste Blog que não sirva para o bem do debate, ou que não esteja no contexto da discussão, para não aumentar a confusão, que eu sei que é o que vocês querem, eu me dou o direito de deletar, o que servir ao debate e que possa ilustrar a discussão eu vou deixar. Concorda?

      Excluir
    2. VOCE ASSEGURA A TODOS DIREITO DE SE MANIFESTAR, DESDE QUE ESTA MANIFESTAÇÃO LHE SEJE FAVORÁVEL, SE FOR CONTRA OS SEUS PRINCIPIOS, VOCE DELETA, POIS MUITO BEM, BEM-VINDO DE NOVO AO TEMPO DA DITADURA!!

      Excluir
    3. Não disse isso, Macmanamann, você está distorcendo...
      Pra variar...
      Eu disse que comentários com argumentos mentirosos e distorcidos, ou fora do contexto discutido vão ser deletados, não porque não seja favorável aos meus princípios, mas mais porque o Blog não deve servir opara espalhar as fofocas que lhes interessam. Quanto ao fato de deletar comentários, Macmanamann, eu só deleto os comentários que contenham argumentos mentirosos e distorcidos de comentaristas que eu não tenho a identificação, você, amigo, pode mentir e distorcer à vontade, que eu não vou deletar. De quem eu conheço eu não tiro.

      Excluir
    4. V. SABE QUE EU NÃO MINTO, EU SÓ ME ENGANO, OU FAÇO ALGUMA DEDUÇÃO ERRADA, MAS SEMPRE BASEADO EM ALGUMA COISA.

      Excluir
  2. Partindo deste direito/dever, tomo a liberdade de reproduzir aqui o que disse no facebook ao Dr. Percival, Guilherme Labriola e a quem mais quiser ajudar a discutir esta ideia:

    Agradeço a participação do Dr. Percival. É gente como você, o Guilherme Labriola e outros tantos que espero, entrem nesta conversa para ajudar a amadurecer e dar forma a uma ideia que poderá por ordem na política nacional! É, sou bem pretensioso e busco outros "pretensiosos" para tentar resolver isto, afinal a mediocridade nos trouxe até aqui, então melhor mudar... A ideia é simples e se baseia no direito do consumidor, já notaram que os partidos políticos não sofrem nenhuma consequência, ou muito poucas, quando um de seus correligionários eleito ou indicado a cargo público é pego com a boca na botija (falcatruas de toda sorte)? Pois é! A ideia é que estes partidos que escolheram e indicaram os candidatos que fazem parte de suas fileiras para qualquer cargo publico, eletivo ou não, sejam responsabilizados, solidários, co-autores nas ações de crimes político/administrativo praticados por seus correligionários, inclusive ressarcindo o erário caso nada se ache nas contas ou em nome do acusado. Algo como no comércio onde ninguém quer saber se a culpa é ou não do comerciante, mas exigem dele a solução para seu problema. Estão certos! Mesmo que a culpa seja da indústria, distribuidor ou sei lá quem, cabe ao lojista que ESCOLHEU seus fornecedores resolver o problema do cliente!!! Oras porque na política não é assim? Não é o partido que dá legenda ao candidato? Não é ele que promove seus candidatos junto aos eleitores, fazendo a indicação e dando aval aos seus nomes? Não são eles que dizem que o cargo é do partido caso o eleito seja destituído ou mude de partido (Lei da fidelidade partidária)? Não são eles que se sentem livres para exigir cargos na administração colocando lá gente de sua confiança? O fundo partidário (dinheiro publico) não é repassado a eles? Oras, se eles, os partidos, escolhem, indicam e chegam a exigir das administrações cargos para seus correligionários nada mais justo que ser considerados avalistas destes nomes e portanto arcar com as consequências do mau comportamento destes. A ideia é que façamos uma Lei de iniciativa popular (Igual ao da ficha limpa) tratando da responsabilização dos partidos por seus partidários eleitos, ou que venham a ocupar cargos na administração publica. Pensem nisto...
    Abraços.

    Obrigado pelo espaço Amauri.

    ResponderExcluir
  3. carlos duarte voce e candidato e procura no blog mostrar essa sua inteligencia infinita do jeito do fernando psdb para mostrar que voçe e o amauri são os donos da verdade se juristas tivesse todo conseito que voçes falam o brasil seria uma maravilha para quem disse que nunca seria candidato a nada voçe ja começou a mostrar a sua cara como o amauri farinha do mesmo saco!

    ResponderExcluir
  4. "Farinha do mesmo saco" ou "Anônimo"
    De que saco você está falando? Do saco que eu falo eu mostro. Você que é tudo o que fala dos outros, e mais ainda, pois é ignorante e mentiroso(a).
    Que eu saiba o Carlos não é candidato, mesmo porque não existe ainda nenhum candidato, só vai haver candidato depois das convenções partidárias, mas sua ignorância não lhe deixa ver isso. Onde você ouvir dizer que o Carlos disse que nunca seria candidato? Que eu saiba ele sempre se posicionou como interessado em se candidatar, mas não com o autoritarismo ao qual você é adepto(a), não somos donos da verdade, mas você que é, diga então a sua "verdade"...

    Só que não se escondendo atrás da mediocridade, sem se identificar, mas como nós, assinando em baixo o que pensa e colocando de peito aberto as opiniões para o debate e a discussão.

    ResponderExcluir
  5. E depois seu tar de "Anônimo", eu sei que você não entende nada de democracia, já que é fruto da ditadura e do coronelismo, então sei também que não lhe interessa que gente de bem participe da política, para sobrar mais espaços para os seus capangas, não é isso? Se o Carlos decidir ser candidato, tenho certeza que será uma opção melhor do que todos os seus...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo:
    Primeiro agradeço por você me ter como uma pessoa com "inteligência infinita" e me colocar no mesmo patamar do Fernando do PSDB (espero que seja o FHC), mas minha "inteligência" me obriga a reconhecer que há um exagero de sua parte, mas fiquei lisonjeado!!! Quanto a ser dono da verdade, admito que sou bem persistente quanto aos meus ideais, formas e ideias para a vida, mas outra vez minha "infinita inteligência" me diz que não sou dono da verdade, aliás nem da mentira, tanto que o comentário que fiz neste post é um convite a discussão, conversas e trocas de ideias e formas de viabiliza-las, mas sem abrir mão dos IDEAIS. Realmente se seguissem nossos conceitos o Brasil seria uma maravilha, pelo menos para mim e para o Amauri, já para todos os outros... Não sei não... De qualquer forma fico feliz em ser FARINHA do mesmo saco que o Amauri, acho até que há uma infinidade de pessoas em Bom Jesus dos Perdões que são deste mesmo tipo de farinha, daquela que dá um ótimo pão! Apesar de reconhecer, por seus comentários, que você me conhece e acompanha o que escrevo e talvez até o que falo, devo apontar que está enganado quanto a eu ter dito que NUNCA seria candidato a nada, o que disse em eleições passadas é que NÃO era candidato a nada, isto é:
    Naquele momento, naquelas eleições EU NÃO ERA candidato, muito diferente de dizer que NUNCA o seria, portanto posso se-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARLOS, NÃO ACEITE ESSE ELOGIO, PORQUE INTELIGENCIA INFINITA, SÓ TEM UM QUE É DEUS. D~E GRAÇAS A DEUS TER SIDO EXPULSO DESSA CAMPANHA, SE V. QUER MESMO SER VEREADOR EU O ACONSELHO A ESQUECER OS QUE AÍ ESTÃO, FAÇA SUA CAMPANHA MOSTRE SEUS PROJETOS SUAS IDEIAS, SEJA ELEITO PELO QUE V. É E NÃO PELO QUE OS OUTROS FORAM OU DEIXARAM DE SER.

      Excluir
    2. QUE TAL LANÇAR A CAMPANHA: SEJE V. MESMO E ESQUEÇAM OS OUTROS? MOSTRE A QUE VEIO!

      Excluir
  7. EU JÁ COMENTEI LÁ NO FACE DO CARLOS DUARTE E FALO AQUI TAMBEM, SERIA BOM QUE ALEM DESSA IDEIA DE SE RESPONSABILISAR O PARTIDO PELO SEU CANDIDATO, SERIA BOM TAMBEM QUE SE CRIASSE UMA LEI QUE EXIGISSE ESCOLARIDADE POR PARTE DOS CANDIDATOS, É NO MINIMO BIZARRO SE EXIGIR SEGUNDO GRAU PARA CA. OUTRA COISA QUE ME OCORREU, PORQUE O VICE QUE É ELEITO JUNTO COM O PREFEITO, QUANDO O MESMO É CASSADO SERIA O CASO DELE SER CASSADO JUNTO, NÃO ACHAM?? OU ELES NÃO SÃO FARINHA DO MESMO SACO?? MESMO PORQUE ISSO IMPEDIRIA QUE VICES, TRAMASSEM NOS BASTIDORES PARA A DERRUBADA DO PREFEITO. NÃO ESTOU FALANDO BOBAGEM POIS SEI QUE ISSO JÁ ACONTECEU POR AQUI.RGOS MENORES NA PREFEITURA E O PREFEITO E OS VEREADORES SÓ PRECISAM SABER SCREVER O NOME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi no próprio face...
      Abraços.

      Excluir
  8. MAIS UMA RATEADA NO TEXTO: É NO MINIMO BI\aao aw wxigir escolaridade para carfos menores... e o prefeito e vereadores só precisam saber assinar o nome.
    não sei porque o texto se separou.

    ResponderExcluir
  9. Sou contra essa exigência para os candidatos Macmanamann, pois o vereador é o representante do povo, e o povo tem que ser representado por gente igual. Todos os segmentos deveriam ser representados, inclusive os menos letrados, depois tem outra, amigo, eu acompanho os trabalhos legislativos e não é de hoje, e já vi, gente com pouco estudo que produziu mais para o povo do que gente com curso superior.

    ResponderExcluir
  10. SE EU CONTRATO UM ADVOGADO PARA ME REPRESENTAR ELER TEM QUE TER A FORMAÇÃO, SE EU VOU EM UM MEDICO, ELE TEM QUE TER ESTUDO, E ASSIM POR DIANTE, CONTADOR, DELEGADO, ATÉ O GARI QUE PASSA NA MINHA RUA SE EXIGE ALGUMA ESCOLARIDADE.PORQUE PARA REPRESENTAR TODA ESSA GENTE TEM QUE SER SEM ESTUDO? É POR ISSO QUE A POLÍTICA ESTÁ DESSE JEITO. COMO V. DIZ TEM SIM AS EXESSÕES PESSOAS SEM ESTUDO QUE MUITO FIZERAM, MAS COMO EU DISSE SÃO EXESSÕES.

    ResponderExcluir
  11. Macmanamann
    Eu acredito que seria um erro maior limitar a participação de candidatos nas eleições, eu acho que todos devem ter o direito de se candidatarem, pois quem escolhe, teoricamente, é o eleitor. Você, por exemplo, não votaria em um candidato sem escolaridade, e esse é um direito seu, mas eu, por exemplo, posso achar que o candidato que você escolheu, apesar da escolaridade, é pior e mais prejudicial para a cidade do que o outro, seria também um direito meu. Conheço gente com escolaridade que é mais equivocado nas suas escolhas do que muita gente sem escolaridade. Vamos coibir o direito da pessoa em se candidatar porque não tem escolaridade?

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA Á TODOS !

    SOMENTE QUEM PASSA FRIO DÁ VALOR AO COBERTOR !

    QUANTOS POLÍTICOS, PRINCIPALMENTE OS DE BRASÍLIA, QUE ESTÃO Á MAIS DE VINTE ANOS NO PODER QUE ALÉM DE TEREM OS MAIORES SALÁRIOS DO PAÍ SÃO NA MAIORIA EMPRESÁRIOS, ADVOGADOS, MÉDICOS ETC.
    SÃO PESSOAS ESTUDAS E LETRADAS QUE FORAM ELEITAS PELO POVO PARA CUIDAREM DO POVO E O QUE VEMOS É QUE SÃO NA REALIDADE OS CHUPINS DA NAÇÃO.

    ELES CRIARAM A CPMF [23/01/97 Á 24/09/96 ]PARA O CUSTEIO DA SAÚDE PÚBLICA E PREVIDÊNCIA E PARA ONDE FOI ESTE DINHEIRO ?
    NOSSA SAÚDE PÚBLICA É UMA VERGONHA !
    MUITOS CANDIDATOS OS POBRES,QUE QUEREM MELHORAR O MEIO DE ONDE VIERAM SÃO BARRADOS POR ESTES POLÍTICOS LETRADOS QUE FAZEM DE TUDO PARA CONTINUAREM NO PODER E CONTINUAR A ACABAR COM O POVO MAIS POBRE E SOFRIDO.

    MUITOS SÃO IGNORANTES, NÃO SABEM LER DIREITO OU ESCREVER BONITO, MAS QUEREM ACABAR COM A CORRUPÇÃO.
    É DIREITO NOSSO: QUALQUER CIDADÃO RICO OU POBRE , SIMPLES OU LETRADO TER DIREITO Á VIDA, Á SAÚDE, ESCOLA, EMPREGO.......

    TODOS NÓS SOMOS IRMÃOS, E FILHOS DO MESMO PAI, AQUELE QUE NOS CRIOU E AMOU INDISTINTAMENTE.

    ResponderExcluir
  13. PS. AMA, DEUS NOS AMA INDISTINTAMENTE E NÓS ?

    ResponderExcluir
  14. POIS É, E QUANDO TEM ALGUM MÉDICO CLINICANDO SEM O CRM, LÁ VEM CADEIA!!CHEGA SEM UM BOM CURRÍCULO EM UMA EMPREZA E VÊ SE CONSEGUEM ALGUM EMPREGO? TODOS SÃO IGUAIS PERNTE DEUS, MAS PERANTE A LEI.... BLÁ, BLÁ, BLÁ....

    ResponderExcluir
  15. palavras bonitas de pre candidata mais voçe se lembra do mario covas quando foi o senador mais votado da republica não fez exatamente nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo"
      Não sei de onde você tirou essa história envolvendo o Mário Covas, mas é mais uma distorção ou uma deslavada mentira, pois eu mesmo sem pesquisar não posso acreditar que um político eleito senador, não tenha feito nada, esse nada é uma opinião pessoal sua, e nada confiável, já que depois ele foi eleito governador do Estado, quem não faz nada como senador, dificilmente consegue se eleger a governador. Você está distorcendo, pra variar, só pra semear a discórdia...

      Excluir
    2. Quem não tem nada de bom pra falar, deveria se recolher à própria insignificância, afinal, repito, gente de bem, não fala mal de ninguém...

      Excluir
  16. É, ISTO TUDO FICA REGISTRADO NA HISTÓRIA DA POLÍTICA !

    FALAR QUALQUER PAPAGAIO PODE FALAR, MAS............
    AÇÕES, REALIZAÇÕES,OBRAS PARA O BEM PÚBLICO, TAMBÉM FICA REGISTRADO NA HISTÓRIA.
    CABE Á CADA UM TER O DISCERNIMENTO E O BOM SENSO DE ESCOLHER O MELHOR DIRIGENTE AO PAÍS, ESTADO E MUNICÍPIO.
    SE ESTÃO ROUBANDO, E SUJANDO A HISTÓRIA CABE Á NÓS ELEITORES DENUNCIÁ-LOS / TIRÁ-LOS DO PODER !
    CADA UM É LIVRE PARA ESCOLHER E É OBRIGAÇÃO DE TODOS FISCALIZAR E BRIGAR PELOS SEUS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  17. "Anônimo" ou seja lá quem for...

    E se for ou se fosse, qual, no seu modo de pensar, seria o problema???

    ResponderExcluir