terça-feira, 5 de junho de 2012

DISCRIMINAÇÃO BRANCA



Recebi do amigo João Luiz e repasso com prazer, para a reflexão...


Sou Branco, honesto, contribuinte, eleitor, hetero...Para quê??? 

Ives Gandra da Silva Martins*

Hoje, tenho eu a impressão de que o "cidadão comum e branco" é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.
Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles! Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.
Os índios, que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele.. Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.
Aos 'quilombolas', que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.
Os homossexuais obtiveram do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências -algo que um cidadão comum jamais conseguiria!
Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse 'privilégio', porque cumpre a lei.
Desertores, assaltantes de bancos e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para 'ressarcir' aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos.
E são tantas as discriminações, que é de perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?
Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.


( *Ives Gandra da Silva Martins é renomado professor emérito das universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado do Exército e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo)


Para os que desconhecem este é o :
Inciso IV do art. 3° da CF a que se refere o Dr. Ives Granda, em sua íntegra:
 
"promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação." 

Assim, volta a ser atual, ou melhor nunca deixou de ser atual, a constatação do grande Rui Barbosa:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

7 comentários:

  1. Pera aí!!! Mas todo cidadão não é igual perante a lei, ou vão criar uma lei p/ cada tipo de pessoa???

    ResponderExcluir
  2. SEM CONTAR A DISCRIMINAÇÃO REFENTENTES ÁS LOIRAS, POIS SOU LOURA NATURAL E ÁS VEZES LEVO A FAMA DE BURRA DEVIDO ÁS MORENAS OXIGENADAS QUE NÃO TEM CULTURA NENHUMA.

    TAMBÉM TEMOS A DISCRIMINAÇÃO REFERENTE AO DINHEIRO PÚBLICO,
    PORQUE SE GASTAR TANTO DINHEIRO COM A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO DE FUTEBOL PARA ACOLHER UMA COPA DO MUNDO SE NOSSOS ATLETAS MAL TEM O INCENTIVO AO ESPORTE ?

    A MAIORIA DE NOSSOS ATLETAS SE SACRIFICAM TANTO PARA CHEGAR AO PATAMAR DE UM CRAQUE, E QUANDO LÁ CHEGAM NÃO RENDEM MAIS NO JOGO , SÓ NAS GANDAIAS.
    E A MAIORIA DA POPULAÇÃO QUE MORRE NAS FILAS DOS HOSPITAIS PELA FALTA DE INVESTIMENTOS NA SAÚDE, ENQUANTO NOSSOS POLÍTICOS DESVIAM O DINHEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DE COPAS QUE DURAM POUCAS SEMANAS.

    E EU QUE SOU BURRA ?

    ResponderExcluir
  3. PS. DE ACORDO COM A ETMOLOGIA DA PALAVRA O CORRETO SERIA LOURA, MAS HOUVE COM A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA UMA SINCLOPE NO FONEMA U TRANSFORMANDO EM I.

    PORTANTO TANTO LOURA COMO LOIRA É IGUAL.

    ResponderExcluir
  4. POIS É, EU JÁ HAVIA ALERTADO PARA O PRECONCEITO INVERTIDO. TEM COISAS QUE NO DIA A DIA ACONTECE COM TODO MUNDO, MAS SE O FATO ACONTECER COM ALGUEM DE COR, ELE IMEDIATAMENTE JÁ ACHA QUE É PRECONCEITO, O MESMO PARA HOMOSEXUAIS, TUDO ELES GENERALISAM E DIZ QUE FOI HOMOFOBIA, A GENTE NEM PODE MAIS DIZER QUE É HÉTERO QUE JÁ É TAXADO DE HOMOFÓBICO.EU ESTOU DEFICIENTE FÍSICO, E NAS FILAS DE BANCO, NINGUEM ME DÁ PRIORIDADE, E EU SIMPLESMENTE FICO ALI NA FILA COMO TODO MUNDO, NÃO VOU FAZER DISSO UM CAVALO DE BATALHA, NÃO É PRECONCEITO, É FALTA DE EDUCAÇÃO MESMO QUE ESTÁ ENRAIZADA NA NOSSA CULTURA. E HÁ TAMBEM UMA GRANDE HIPOCRISIA, EM CASA TODO MUNDO CHAMA SUA AMADA DE MINHA NEGA, PRETINHA, PRETA, NEGUINHO; ENTRE COLEGAS TODO MUNDO CHAMA O OUTRO DE CORNO, VIADO E ETC., DEPOIS VEM COM ESSAS BALELAS TODAS.

    ResponderExcluir
  5. Sr MACMANAMANN em primeiro lugar o Sr não precisa pedir licença, existe a fila ou caixa prioritário pra que quem tem que usá-lo qdo não tem senha, aguarda em paralelo para ser atendido, logicamente em obedecendo a ordem de chegada dos prioritários, o sr. não tem que entrar na fila comum, dependendo da gravidade de cada um passa-se na frente, eu trabalhei 9 anos em Atibaia na NOSSA CAIXA, hoje BBRASIL onde os clientes são muito mais exigentes do que aqui ( exigem seus direitos de cidadão ) e ás vezes cheguei a deixar o caixa para sair na rua, no carro do deficiente, porque eu não aceitava a dificuldade da pessoa descer escadas, etc, eu avisava a fila do porquê e nunca ninguém me repreendeu, portanto o Sr. não precisa pedir e sim se impor tranquilamente, calmamente, ninguém vai brigar vendo a real necessidade e atenção que o momento merece. Eu acho que o senhor não exerce ou exige os seus direito de cidadão, abaixa a cabeça e reclama depois.

    ResponderExcluir
  6. Continua...

    Eu acho que uma hora e não demora muito a situação vai inverter sim, mais aí vai chegar no ponto bom á todos, ou seja sem cotas pra mais nada, ninguém é melhor que ninguém, se alguns não tem oportunidades, vai atrás, pois hoje quem não tem capacidade financeira, mas tem intelectual consegue bolsas de estudos, tem financiamentos de estudos etc, pode estudar a vida toda conseguindo bolsas, eu e meus irmãos não conseguimos sequer financiar os estudos, foi tudo pago e porquê, temos casa própria, naquele momento 2 comércios, etc, 3 filhos em faculdades pagas por um tempo coincidente, em função da idade, não foi nada fácil, o que precisa é chegar no ponto exato da lei " todos são iguais perante a Lei........". Burro pra mim não é aquele que não teve oportunidade e sim aquele que se acha sabido e com o mínimo de experiência acha que é o bom, não precisa aprender mais nada, desmerece o potencial do outro, enfim não tem humildade, etc.

    Este negócio de Burro não dá pra falar que é a raça, cor, etc, é apenas um problema social, cultural, se fosse assim o que seria do Pelé, Gloria Maria, Ministro Joaquim Barbosa, Marilia Gabriela, entre muitos, é falta de educação mesmo, e também ninguém é obrigado a ser inteligente ou a se sobressair aos demais, é muito pessoal, tem pessoas que tem mais facilidade no aprender e se capacitar, aliado a pré determinação, perseverança, então cada um é único, e quem tiver maior facilidade em captar tudo e ser capaz de transmitir, se fazer entender, é ele que levará a melhor na área que ele atua.
    Um dia vi uma entrevista com o Dr. Zerbini, quem em 1968 fez o primeiro transplante de coração do Brasil e ele falou na minha área procuro sempre me superar, pois não me permito falhas, é com vidas que nós médicos temos responsabilidades, mas não sou capaz de comprar um par de meias, não entendo nada, não entendo de mandar um carro pro mecânico, pois sou leigo me enganam, não tenho noção de preço de nada, cobram o que querem.

    Pra terminar vou só citar um fato ligado a preconceito:

    Quando montei a Padaria, comprei maquinários que vieram do Paraná, por economia de mão de obra só veio o motorista com o caminhão e maquinários e me pediu pra arrumar umas pessoas para ajudar a descarregar, só o forno me parece que pesava uns 500 kg, então arrumei as vigas de madeiras e precisava de pessoas, arrumei uns 8 homens para ajudar, Roberto do Material Elétrico, Viola, Negão da Semente e outros que indiscriminadamente eu pedia aos homens que estavam passando ali pq eram equipamentos pesados que teria que deslizar sobre vigas, mas devagar pra não estragar o equipamento e não machucar ninguém, e não me passou no momento um motivo pra discriminar alguém, pq não é do meu costume, e um Sr. que estava passando falei com ele, por acaso era descendente de negro aí ele me respondeu meio áspero que se ele não fosse negro com certeza eu não pediria e tal, era só falar que não dava, tudo bem, mas eu fiquei tão invocada com a resposta dele e falei, muito obrigada mas agora eu não preciso mais de sua ajuda, quem está entrando no patamar do preconceito aqui é o Sr, aí ele se envergonhou na frente dos outros e queria ajudar, eu não deixei, falei pra ele que infelizmente o maior preconceituoso aqui era ele e não eu, já se habituou a achar que tudo é preconceito por causa da cor, eu acho que as pessoas já se auto armam pra isso, não precisa se sentir inferior a nada e a ninguém, o respeito a si se impõe e se dê ao respeito pra ser respeitado, apenas isso. Como não gostei da resposta dele ficou olhando descarregar e não ajudou porque não deixei.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. EXISTE MAIS O AUTO-PRECONCEITO DO QUE O PRECONCEITO PROPRIAMENTE DITO,, É PORISSO QUE AS VESES NÃO EXIJO MEUS DIREITOS PARA NÃO DAR UMA DE COITADINHO, PREFIRO ACHAR QUE É FALTA DE EDUCAÇÃO DO QUE PRECONCEITO.
    TEM AQUELES QUE QUEREM LEVANTAR UMA BANDEIRA PARA SE APARECER, COMO AQUELE GRUPO QUE QUERIA ACUSAR O CANTOR ALEXANDRE PIRES (UM NEGRO) DE RACISMO, OUTROS QUE QUEREM TAXAR A BIBLIA DE HOMOFÓBICA, É O FIM DA PICADA!

    ResponderExcluir